Atividade de português: Pronomes pessoais – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre os pronomes pessoais. As desafiadoras questões propostas exploram os referidos pronomes na fábula O gato e a barata, escrita por Millôr Fernandes! Veja uma delas: No trecho “– Me saaaalva! – implorou a baratinha.”, o pronome pessoal destacado foi empregado em consonância com a linguagem: regional, culta, poética ou informal? Vamos responder?

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O gato e a barata

    A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda com um pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu-se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu-se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de suas aflições, do alto do copo.

    – Gatinho, meu gatinho – pediu ela –, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva.

    – Você deixa mesmo eu engolir você? – disse o gato.

    – Me saaaalva! – implorou a baratinha. – Eu prometo.

    O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada.

    – Que é isso? – perguntou o gato. – Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixaria eu comer você inteira.

    – Ah, ah, ah – riu então a barata, sem poder se conter. – E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?

    Moral: Às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.

Millôr Fernandes. “Fábulas fabulosas”. 8. ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1963. p. 15-6.

 

Questões

 

Questão 1 – Na passagem a seguir, um pronome pessoal substitui uma expressão. Sublinhe-o:

“O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão […]”

 

Questão 2 – O pronome pessoal sublinhado acima substitui:

a) “O gato”

b) “o copo”

c) “o líquido”

d) “o chão”

 

Questão 3 – Observe este fragmento:

“– Gatinho, meu gatinho – pediu ela –, me salva, me salva.”

 

Em relação aos pronomes pessoais sublinhados acima, afirma-se que:

I. Os dois pronomes funcionam como sujeito.

II. Os dois pronomes funcionam como complemento.

III. O primeiro funciona como sujeito, o segundo funciona como complemento.

IV. O primeiro funciona como complemento, o segundo funciona como sujeito.

 

Está correto que se afirma em:

a) I

b) II

c) III

d) IV

 

Questão 4 – No trecho “– Me saaaalva! – implorou a baratinha.”, o pronome pessoal destacado foi empregado em consonância com a linguagem:

a) regional

b) culta

c) poética

d) informal

 

Questão 5 – No segmento “Debateu-se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta […]”, o pronome pessoal oblíquo “se”, que acompanha o verbo “debateu”, indica o uso:

a) da voz reflexiva

b) da voz ativa

c) da voz passiva analítica

d) da voz passiva pronominal

 

Questão 6 – Na moral da história “Às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.”, o pronome “nos” desempenha função de:

a) sujeito

b) objeto direto

c) objeto indireto

d) predicativo do sujeito

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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