Atividade de português: Pronomes – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos pronomes. As variadas questões propostas baseiam-se no belo texto O voo da águia. Vale a pena conferir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia:

O voo da águia

    A Águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?

    A Águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar uma séria decisão.

    É nessa fase da vida que ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil…

    A águia então tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que vai durar 150 dias.

    Esse processo de renovação consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não necessite voar.

    Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas. Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só cinco meses depois, sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.

    Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.

    Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.

    Somente livres do peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.

Disponível em: <www.tonoticias.jor.br>.

 

Questões

Questão 1 – Assinale o objetivo que escreveu o texto acima:

a) criticar o leitor.

b) fazer o leitor refletir.

c) informar o leitor.

d) entreter o leitor.

 

Questão 2 – No segundo parágrafo do texto, o pronome “ela” retoma:

R:

 

 

Questão 3 – O pronome que compõe a frase foi corretamente identificado em:

a) “[…] ela tem de tomar uma séria decisão.” (“ela”)

b) “[…] não consegue mais agarrar suas presas […]” (“suas”)

c) “Esse processo de renovação consiste em voar para o alto […]” (“esses”)

d) “Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar […]” (“novas”)

 

Questão 4 – “[…] para chegar a essa idade […]”. A que idade o texto se refere?

a) 70 anos

b) 40 anos

c) 30 anos

d) nenhuma das opções anteriores.

 

Questão 5 – Em todas as alternativas a seguir, os pronomes em destaque são oblíquos reflexivos, exceto em:

a) “[…] não consegue mais agarrar suas presas das quais se

b) “[…] e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não necessite voar.”

c) “Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos […]”

d) “[…] podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos

 

Questão 6 – “Após encontrar esse lugar, a Águia começa a arrancar suas unhas”. O pronome “esse” presente nessa parte do texto classifica-se como:

a) possessivo

b) demonstrativo

c) pessoal

d) relativo

 

Questão 7 – No segmento “Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar […]”, o termo “muitas” desempenha a função de:

a) advérbio de tempo

b) advérbio de intensidade

c) artigo indefinido

d) pronome indefinido

 

Questão 8 – Em “[…] devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.”, o verbo evidenciado tem como sujeito o pronome pessoal:

R:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: