Atividade de português: Pronome lhe – 8º ano

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 8º ano, propõe o estudo do pronome “lhe”, utilizado na referência a termo dito anteriormente. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Atividade de português: Pronome lhe

Leia:

    Como compensação a essas vantagens, o homem não só tem de aprender a usar, como também a fazer, o seu equipamento. O pinto logo se vê armado de penas, asas, bicos e esporas. É certo que tem de aprender a usá-los – como manter limpas as penas, por exemplo. Mas isso é simples e não lhe tomará muito tempo. Uma criança não vem ao mundo com esses recursos, que não crescerão espontaneamente. As pedras redondas no chão não sugerem, em si, facas. Muitos processos e fases são necessários para que as peles de animais possam ser transferidas para o corpo da criança como agasalho.

Gordon Childe. O que aconteceu na História. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

 

Questão 1 – Em “[…] o homem não só tem de aprender a usar, como também a fazer, o seu equipamento.”, a locução verbal grifada indica:

a) um desejo

b) uma obrigação

c) uma hipótese

d) uma promessa

 

Questão 2 – No trecho “Uma criança não vem ao mundo com esses recursos, que não crescerão espontaneamente.”, o advérbio destacado poderia ser substituído por:

a) rapidamente

b) casualmente

c) intencionalmente

d) naturalmente

 

Questão 3 – Na parte “Mas isso é simples e não lhe tomará muito tempo.”, o pronome “lhe” refere-se:

a) ao homem

b) ao pinto

c) a uma criança

d) ao corpo da criança

 

Questão 4 – No segmento “Muitos processos e fases são necessários para que as peles de animais possam ser transferidas para o corpo da criança como agasalho.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:

a) finalidade

b) explicação

c) conclusão

d) causa

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: