Atividade de português: Pontuação – 3º ano ensino médio

    Atividade de língua portuguesa, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino médio, com questões desenvolvidas sobre o uso da pontuação.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

 

Pontuação

1) Nas duas sequências a seguir ocorrem três enunciados. Um deles está em ordem direta, dispensando a vírgula. Em dois deles há uma inversão ou uma intercalação. Coloque a vírgula para assinalar a inversão ou a intercalação.

I. a) Alexandre Flemming inventou a penicilina por acaso.

b) Por acaso Alexandre Flemming inventou a penicilina.

c) Alexandre Flemming por acaso inventou a penicilina.

 

II. a) No dia 13 de março de 2008 o trânsito de São Paulo registrou 186km de congestionamento.

b) O trânsito de São Paulo registrou 186km de congestionamento no dia 13 março de 2008.

c) O trânsito de São Paulo no dia 13 de março de 2008 registrou 186km de congestionamento.

 

2) A função mais comum da vírgula é indicar que dois termos da frase são vizinhos, mas não ligados sintaticamente entre si. Em razão disso, não faz sentido usar vírgula entre palavras ou expressões justapostas e interligadas. Assinale a alternativa em que a vírgula não tem cabimento por estar separando dois termos interligados sintaticamente.

a) Muitas vezes, um rei provoca a guerra para seu proveito.

b) Nenhum ovo, antes do prazo, produz filhotes sadios.

c) O percurso entre um plano e sua execução, custa sacrifício e teimosia.

d) Prezado amigo, todos aqui esperam sua pronta recuperação.

e) Só o verdadeiro dono do poder, o povo, pode depor um presidente eleito num regime democrático.

 

3) Observe os três enunciados que seguem:

I. Moradores da zona rural brasileira reclamam de falta de recursos básicos para o seu bem-estar; os da cidade, da insegurança.

II. Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792. É executado Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

III. Os urbanistas têm proposto para São Paulo cobrança de pedágio, proibição de estacionamento em ruas movimentadas, rodízio entre placas pares e ímpares, proibição de carros com um único passageiro, melhora do transporte coletivo, etc.

 

Considerando o uso da vírgula, está (estão) correto(s):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) I, II e III.

e) Apenas I e II.

 

4) Observe o seguinte enunciado:

Se os homens soubessem o valor que têm suas mulheres viveriam a seus pés.

 Com o uso de uma vírgula, pode-se estabelecer uma divisão diferente entre as duas orações desse período, e o sentido resultante fica completamente alterado. Faça esse trabalho.

R.

 

5) Além da utilidade para separar termos de uma oração, a vírgula é também usada para separar orações entre si. Convém, no entanto, lembrar que não são todas as orações que se separam por vírgula. Assinale a alternativa em que a vírgula entre orações não está de acordo com as normas da língua escrita.

a) Os mais tradicionais dizem, que as pessoas são educadas com o castigo e a punição.

b) Se o povo apreciasse mais a literatura, não existiria tanta ignorância solta em todo esse grande mundo.

c) A angústia de um condenado torna-se visível, quando ele vai à cadeira elétrica.

d) O meu mundo interior, penso eu, seria igual ao de todos da minha idade.

e) Todas essas qualidades não são inventadas, elas existem na vida real.

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
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