Atividade de português: Orações coordenadas sindéticas – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre as orações coordenadas sindéticas. Trata-se daquelas orações ligadas por conjunções! Que tal mergulhar no estudo das referidas orações? Então, responda às variadas questões com base no texto Conheça a balada sustentável – Se acabar na pista, virou questão de ecologia. Você conhece?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Conheça a balada sustentável

Se acabar na pista, virou questão de ecologia

    Ficar dançando até 5 da manhã pode esgotar a sua energia. ________ pode ajudar a iluminar o mundo – ou pelo menos um pedacinho dele. Acaba de ser inaugurada em Londres uma casa noturna em que a eletricidade não vem da tomada: vem da animação da galera.

    Tudo graças a uma pista de dança piezoelétrica, que consegue transformar o movimento das pessoas em eletricidade. Conforme elas dançam, pressionam a pista com os pés. Aí o chão, que é feito com uma cerâmica especial, sofre uma pequena deformação (imperceptível para quem está dançando). E isso gera energia elétrica para alimentar o som e a luz da boate.

    Segundo seus criadores, a pista high tech consegue gerar até 60% de toda a eletricidade consumida pelo clube, que se chama Surya (“Deus-Sol”, em sânscrito).

    As paredes do Surya são sensíveis ao calor e mudam de cor quando a casa está cheia e, literalmente, “fervendo” – a ideia é fazer uma referência ao aquecimento global.

    No banheiro, as descargas e torneiras utilizam água de chuva. E como não poderia deixar de ser, todos os vidros, metais, plásticos e papéis são reciclados. Já o bar causa certo estranhamento. Só serve bebidas orgânicas, feitas sem nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico.

Balloussier, Anna. “SuperInteressante”. São Paulo: Ed. Abril, Edição 256, set./2008. Fragmento.

 

Questões

 

Questão 1 – Identifique o período em que as orações são coordenadas sindéticas:

a) “Se acabar na pista, virou questão de ecologia”.

b) “Ficar dançando até 5 da manhã pode esgotar a sua energia.”

c) “Conforme elas dançam, pressionam a pista com os pés.”

d) “E isso gera energia elétrica para alimentar o som e a luz da boate.”

 

Questão 2 – Pode-se concluir que as orações são coordenadas sindéticas quando ligadas:

a) por uma preposição

b) por uma conjunção

c) por um advérbio

d) por um artigo

 

Questão 3 – A oração “__________ pode ajudar a iluminar o mundo […]” é coordenada sindética adversativa. Por isso, deve ser preenchida com a conjunção:

a) Mas

b) Porque

c) Portanto

d) E

 

Questão 4 – A conjunção adversativa, identificada acima, exprime a ideia de:

a) contraste

b) ressalva

c) compensação

d) oposição

 

Questão 5 – No trecho “[…] pode ajudar a iluminar o mundo – ou pelo menos um pedacinho dele.”, a conjunção “ou” estabelece entre as orações coordenadas a relação de:

a) alternância

b) explicação

c) causa

d) consequência

 

Questão 6 – Sublinhe neste fragmento a oração coordenada sindética aditiva:

“As paredes do Surya são sensíveis ao calor e mudam de cor quando a casa está cheia […]”

 

Questão 7 – Em “A pista high tech consegue gerar até 60% de toda a eletricidade consumida pelo clube. Portanto, é altamente sustentável!”, a conjunção grifada introduz uma oração coordenada sindética: 

a) comparativa

b) explicativa

c) temporal

d) conclusiva

 

Questão 8 – A oração coordenada sindética explicativa foi corretamente escrita na opção:

a) O pessoal estava cansado, porque dançou muito!

b) O pessoal estava cansado, por que dançou muito!

c) O pessoal estava cansado, porquê dançou muito!

d) O pessoal estava cansado, por quê dançou muito!

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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