Atividade de Português: O uso dos porquês – 1º ano do ensino médio

    Atividade de Português, proposta a alunos do primeiro ano do ensino médio,  sobre o uso dos porquês. São dez frases para que o aluno complete corretamente com o uso do porquê adequado. Depois vai intensificando o nível de dificuldade: aparecem questões no estilo de vestibular e finaliza com a criação de frases com o uso dos porquês. Sempre é válido esse tipo de atividade. Você pode adaptá-la para outras séries também. Geralmente, os alunos têm dúvida acerca dessas ortografias.  Bom trabalho, professor(a)!   🙂      🙂      🙂 

    É possível fazer download desta atividade de língua portuguesa em Word (modelo que pode ser editado) e em PDF (modelo pronto para imprimir), está disponível também a atividade respondida. 

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

O uso dos porquês

1) Complete com por que, por quê, porque ou porquê:

a) Amigos, vocês discutiram _______________ ?

b) Helinton foi aprovado, entretanto não sabe o _______________.

c) Márcia viajou, _______________ foi chamada para um trabalho na Inglaterra.

d) Não sabemos o_______________ da sua reclamação.

e) Andar dois quilômetros a pé, _______________?

f) _______________ não vai à festa de casamento? 

g) _______________ são difíceis essas questões?

h) Não saí do ônibus, _______________ estava longe da minha casa.

i) Jean não foi ao baile, _______________ estava cansado.

j) Quero saber _______________ não comeu o pedaço do bolo. 

k) __________________há tantos políticos corruptos no Brasil?

l) Continuo muito feliz, ___________________estou com ótimas notas na escola!

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES NO ESTILO DE VESTIBULARES E CONCURSOS (de 1 a 3)

1)  Marque a alternativa que contenha o uso correto da grafia dos porquês:

I. Não entendemos _______ ela berrou tão alto.
II. É admirável o ideal _____ você luta.
III. ________ existe o horário de verão?

a) (    ) por que – por que – por que
b) (    ) por que – porque – por que
c) (    ) porque – por que – por que
d) (    ) porque – porque – porque
e) (    ) por quê – por quê – por quê

 

2. Analise as alternativas:

I. Por quê ainda o filme não começou?
II. Porque as pessoas precisam se expor nas redes sociais?
III. Fizeram o contrato, porque queriam garantir que o serviço fosse feito.

De todas as frases acima, podemos concluir que:

a) (    ) as três trazem o uso incorreto do uso dos porquês.
b) (    ) somente a alternativa III traz o uso correto dos porquês.
c) (    ) as duas primeiras frases trazem o uso correto do uso dos porquês.
d) (    ) a frase II traz o uso correto do uso dos porquês.
e) (    ) as frases I e III trazem o uso incorreto dos porquês.

 

3. Leia a frase a seguir:

“Não se sabe ___________os professores estão naquela reunião.” A frase que completa de forma correta a frase é:

a) (    ) pôr que.
b) (    ) porquê.
c) (    ) por que
d) (    ) por quê.
e) (    ) porquê.

 

4. Invente uma frase com o uso do porquê exigido:

a) POR QUE: 

b) PORQUE:

c) POR QUÊ:

 

BOA ATIVIDADE !

 

 

Por  André Tarragô Martins  –  professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.     

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: