Atividade de português: Numeral ordinal – 8º ano

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, propõe o estudo do numeral ordinal, por meio do trecho final da reportagem Agricultores investem na fruticultura para escapar da crise. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este trecho da reportagem Agricultores investem na fruticultura para escapar da crise:

    A pecuária mineira ainda é destaque na produção nacional, mas sofre os impactos da crise hídrica. Em 2015, houve redução (-2,38%) na produção de leite do estado em função da seca. Ainda assim, Minas Gerais ainda é o maior produtor nacional do país, com 9,1 bilhões de litros de leite produzidos em 2015, segundo a pesquisa Produção Pecuária Municipal do IBGE, o que representa 26,1% da produção nacional. Entre os 20 maiores municípios produtores do país, nove estão em Minas Gerais: Patos de Minas (2º), Coromandel (5º), Ibiá (6º), Patrocínio (7º), Unaí (9º), Pompéu (10º), Monte Alegre de Minas (11º), Prata (13º) e Passos (16º). O valor da produção de leite no estado caiu em proporção inferior (-0,9%). Minas também mantém o segundo maior rebanho bovino do Brasil, com 23,8 milhões de cabeças, número 0,6% superior ao de 2014. Na liderança, o Mato Grosso registra acima de 29 milhões de animais. Os mineiros também têm o maior rebanho de equinos do país, com Carlos Chagas (14º) e Governador Valadares (19º) entre os 20 municípios com o maior número de cabeças. Esse rebanho apresentou acréscimo de 1,4%. Já para o rebanho suíno, Minas Gerais ocupa a quarta colocação. Em ovos, o estado ocupa a quarta colocação. E na produção de peixes, passou da 10ª para a 8ª colocação.

Jornal “Estado de Minas”. Disponível em: http://www.em.com.br/. Acesso em: 03/10/16.

 

Questões

Questão 1 – Em “A pecuária mineira ainda é destaque na produção nacional, mas sofre os impactos da crise hídrica.”, a conjunção destacada expressa uma:

 

Questão 2 – Registra-se o emprego de numeral ordinal em:

a) “Em 2015, houve redução (-2,38%) na produção de leite do estado em função da seca.”

b) “[…] Minas Gerais ainda é o maior produtor nacional do país, com 9,1 bilhões de litros […]”

c) “Os mineiros também têm o maior rebanho de equinos do país […]”

d) “Em ovos, o estado ocupa a quarta colocação.”

 

Questão 3 – O numeral ordinal indica:

a) uma quantidade exata

b) uma posição exata

c) um aumento proporcional

d) uma diminuição proporcional

 

Questão 4 – No trecho “Ainda assim, Minas Gerais ainda é o maior produtor nacional do país […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) Portanto

(     ) Apesar disso

(     ) Ademais

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: