Atividade de português: Modos do verbos – 8º ano.

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, explora os modos do verbo. Modo indicativo, modo subjuntivo ou modo imperativo? Vamos analisar a presença deles no curioso texto Por que temos letras nas mãos? Então, responda às variadas questões propostas e aprenda mais sobre os modos verbais!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Por que temos letras nas mãos?

    As palmas de nossas mãos e nossos dedos são cheias de linhas, não é? Nos nossos dedos, essas linhas se chamam impressões digitais e na palma das nossas mãos, podem parecer com algumas letras, principalmente com a letra “M”.

    As linhas na palma da mão são chamadas de pregas de flexão. Mas o que será que isso significa? As pregas são os lugares que formam dobrinhas na nossa pele quando fechamos a mão. Feche sua mão e repare as preguinhas de flexão, viu? Você sabia que as linhas que temos nas palmas das mãos e nos dedos são formadas quando ainda somos muito pequenos, na barriga da mamãe?

    E você sabia ainda que cada pessoa possui linhas diferentes? Isso mesmo, as linhas da minha mão são diferentes das linhas da sua mão! Além disso, linhas e impressões digitais são muito importantes quando seguramos os objetos. Sabe por quê? Elas impedem que os objetos escorreguem. Se a pele das nossas mãos fosse muito lisinha, sem nenhuma linha, as coisas que seguramos poderiam escorregar com mais facilidade.

    Será que as letras nas mãos servem para mais alguma coisa?

Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org>.

 

Questões

Questão 1 – Um verbo está no modo indicativo quando expressa uma certeza. Na oração “[…] quando fechamos a mão.”, o verbo no modo indicativo “fechamos” expressa:

a) uma ação certa.

b) um estado certo.

c) um atributo certo.

d) um modo de ser certo.

 

Questão 2 – Em “Por que temos letras nas mãos?”, o sujeito do verbo no indicativo “temos” é:

a) oculto

b) simples

c) composto

d) indeterminado

 

Questão 3 – Na passagem “[…] podem parecer com algumas letras, principalmente com a letra ‘M’.”, a locução verbal no modo indicativo grifada tem como sujeito:

a) “As palmas de nossas mãos”

b) “nossos dedos”

c) “essas linhas”

d) “impressões digitais”

 

Questão 4 – Sublinhe os verbos no imperativo que compõem esta pergunta:

“Feche sua mão e repare as preguinhas de flexão, viu?”

 

Na pergunta acima, os verbos sublinhados foram usados para:

a) fazer um alerta.

b) emitir uma ordem.

c) expor uma dúvida.

d) dar uma orientação.

 

Questão 5 – No fragmento “[…] quando ainda somos muito pequenos […]”, o verbo no indicativo “somos” liga ao sujeito um predicativo. Por isso, esse verbo é chamado de:

a) verbo de ligação

b) verbo intransitivo

c) verbo transitivo direto

d) verbo transitivo indireto

 

Questão 6 – No período “Elas impedem que os objetos escorreguem.”, os verbos foram flexionados respectivamente nos modos:

a) indicativo e imperativo

b) subjuntivo e imperativo.

c) indicativo e subjuntivo.

d) imperativo e indicativo.

 

Questão 7 – No segmento “Se a pele das nossas mãos fosse muito lisinha, sem nenhuma linha […]”, o verbo está no subjuntivo para indicar:

a) um desejo

b) um conselho

c) uma promessa

d) uma suposição

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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