Atividade de português: Locução conjuntiva – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, propõe o estudo da locução conjuntiva, por meio de fragmento do texto intitulado Alto preço do carvão

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este fragmento do texto “Alto preço do carvão”:

    As práticas convencionais de mineração, processamento e transporte de carvão marcam a paisagem e poluem as águas, prejudicando pessoas e ecossistemas. As técnicas mais destrutivas derrubam florestas e removem picos de montanhas. O “entulho”, removido quando uma jazida de carvão é descoberta, costuma ser despejado nos vales próximos, muitas vezes soterrando rios e cursos d’água. Operações de mineração a céu aberto destroem ecossistemas e transformam a paisagem. Embora os regulamentos exijam a recuperação da terra, ela costuma ser deixada incompleta. À medida que as florestas são substituídas por campos gramados não nativos, os solos se tornam compactos e os cursos d’água são contaminados. A mineração subterrânea pode causar problemas sérios na superfície. As minas desmoronam e causam o afundamento da terra, destruindo casas e estradas. […]

Scientific American. Edição especial Brasil, ano 5, n. 53, p.43, out. 2006.

 

Questões

Questão 1 – A finalidade do texto é:

 

Questão 2 – Em “[…] ela costuma ser deixada incompleta.”, pronome destacado substitui:

a) a paisagem

b) uma jazida de carvão

c) a terra

d) a mineração

 

Questão 3 – No trecho “À medida que as florestas são substituídas por campos gramados não nativos, os solos se tornam compactos […].”, a locução conjuntiva grifada estabelece a ideia de:

a) proporção

b) comparação

c) causa

d) condição

 

Questão 4 – No segmento “O ‘entulho’, removido quando uma jazida de carvão é descoberta, costuma ser despejado nos vales próximos […]”, as vírgulas indicam:

a) um deslocamento de oração.

b) uma enumeração de consequências.

c) uma omissão de termo que compõe o período.

d) uma inserção com fim explicativo.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: