Atividade de interpretação de texto, indicada para alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos”. Dá uma espiada, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Namoro na Adolescência – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Namoro na Adolescência – 9º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Namoro na Adolescência – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Namoro precoce entre jovens gera discussão entre pais e filhos
“Toda menina que enjoa da boneca é o sinal que o amor já chegou ao coração”. Essa famosa música de Luiz Gonzaga tem sido uma realidade na vida de muitos adolescentes. Meninos e meninas entre 12 e 16 anos têm entrado em relacionamentos sérios cada vez mais cedo. E o dia 12 de junho será o primeiro Dia dos Namorados para muitos deles.
Laryssa Oliveira, de 12 anos e Matheus Henrique, de 14 anos, estão juntos há 6 meses. Esse é o primeiro namoro do casal e consequentemente será a primeira vez que os pombinhos vão comemorar o Dia dos Namorados. A estudante diz que preferiu contar logo para a mãe sobre o início do relacionamento com Matheus.
“Conheci ele na igreja que estou frequentando. Começamos a namorar e desde então percebi que estava rolando alguma coisa entre a gente. Sou bastante próxima da minha mãe e não quis esconder essa situação dela. Mesmo sendo muito nova, minha mãe aceitou o namoro e estamos bem juntos, não me arrependo de ter aberto o jogo. Hoje, namoro em casa e não preciso esconder nada de ninguém”, conta Oliveira.
Adaptado de www.g1.globo.com
RESPONDA ÀS PERGUNTAS REFERENTES AO TEXTO
1) A palavra precoce presente no título do texto é um adjetivo. Qual o sentido dela?
R:
2) O que o autor quis dizer com o trecho da música que inicia o texto?
R:
3) Qual foi a atitude da menina logo que começou a namorar?
R:
4) Onde foi que os namorados conheceram-se?
R:
5) Comente o que você achou da atitude da Laryssa sobre o namoro.
R:
6) A palavra que inicia o texto “Toda” poderia ser substituída por qual alternativa abaixo sem erro gramatical ou mudança de sentido?
a) Qualquer
b) Mesma
c) Outra
d) Nenhuma
e) Todas
7) De acordo com o texto, qual é a idade em que jovens começar a namorar sério cada vez mais cedo?
a) Qualquer idade.
b) Com mais de 16 anos.
c) De 12 a 16 anos.
d) De 13 a 17 anos.
e) A partir dos 13 anos.
8) “Conheci ele na igreja que estou frequentando”. De quem é essa fala?
a) Luiz Gonzaga.
b) Matheus.
c) Henrique.
d) Laryssa.
e) O autor do texto.
9) A criação deste texto surgiu com a intenção de publicar o quê?
a) Uma redação escolar.
b) Uma receita de bolo.
c) Um livro com uma história de amor.
d) Uma biografia.
e) Uma notícia.
10) Podemos entender que Laryssa e Matheus costumam se encontrar onde?
a) Somente na escola onde estudam.
b) Na igreja e na escola.
c) Na fazenda do avô de Matheus.
d) Na casa de Laryssa e na escola.
e) Na igreja e na casa de Laryssa.
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.