Atividade de Português: Dez utilidades de uma caneta – 7º ano

    Atividade de Português para alunos de sétimo ano do ensino fundamental. Essa atividade criativa é muito interessante, porque explora uma situação inusitada: o aluno deverá inventar dez possibilidades de utilidade de uma caneta, além de ser feita para escrever. Após essa tarefa, deverá construir um texto com uma dessas utilizações e, por fim, responder a questões sobre as atividades realizadas, ou seja, uma parte está relacionada à outra. O objetivo é estimular o lado criativo do aluno para resolver problemas de forma diferente do convencional. É possível fazer essa atividades em outras séries. Experimente essa atividade, professor(a) ! Bom trabalho !  🙂 🙂 🙂

    Baixe esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Atividade criativa

        Olá, tudo bem?  Hoje faremos uma atividade que irá desafiar sua inteligência e criatividade! Desta vez, você não precisará escrever uma redação ou fazer análises gramaticais de palavras. Vamos lá?

        Se eu te perguntar sobre qual a utilidade de uma caneta, é claro que você irá dizer: ─ Ah, é óbvio que é para escrever!

        Tudo bem, você está certo e é impossível alguém dizer o contrário. Entretanto, quero ver sua capacidade de reinventar esse objeto chamado caneta para outras possíveis utilidades além de escrever! 

 

Questões

1) CANETA (É feita para escrever)  Invente outras utilidades !

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

 

2) Agora que você conseguiu pensar em outras maneiras de se utilizar uma caneta, chegou a hora de outro desafio: escrever uma história em que aparece pelo menos uma dessas utilizações as quais você criou! Vamos nessa? Crie um título para a história!

R:

 

3) Você já utilizou a caneta de alguma forma que você criou?

R:

 

4) Pense em uma das invenções que você construiu. Se não existisse caneta, qual outro objeto utilizaria para realizar a utilidade criada por você?

R:

 

5) De todas as invenções, se tivesse que utilizar um lápis em vez de uma caneta, todas as utilidades seriam possíveis? Comente caso alguma não seja possível!

R:

 

6) Você gostou dessa atividade sobre criar utilidades para um objeto que já tem um uso específico? Comente aqui se gostou ou não e por quê.

R:

 

 

 

Observação: Nos anexos, encontram-se as atividades em perfeita diagramação, dá uma espiadinha lá! 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: