Atividade de português: Conjunções subordinativas – 9º ano

    Atividade de português, dirigida aos alunos do nono ano do ensino fundamental, visa ao estudo das conjunções subordinativas. Elas desempenham relevante papel na ligação das ideias! Que tal analisá-las no reflexivo texto O custo da ignorância? Então, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Conjunções subordinativas

Leia:

O custo da ignorância

    Imagine que você esteja perdido em Pequim, na China, onde é muito difícil encontrar alguém que fale outra língua que não o chinês. Suponha que você esteja passando mal e precise ir a um hospital. Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta. E mais difícil se torna a sua comunicação com as pessoas em volta. Você olha as placas, mas não entende nada. Procura uma lista telefônica e entende menos ainda. Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar? Terrível, não?

    Essa sensação de insegurança ajuda a entender uma imensa parcela da população brasileira. Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria se estivesse perdido numa rua de Pequim. Esse exemplo ajuda a entender mais sobre a mortalidade infantil e o círculo vicioso da miséria.

    Confuso? Afinal, o que o analfabetismo tem a ver com a mortalidade infantil?

    É simples. O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade de higiene e de saneamento básico.

    Números do Unicef mostram que a taxa de mortalidade infantil chega ao seu ponto máximo nas famílias em que a mãe é analfabeta. E vai baixando ________________ a instrução aumenta. A morte de crianças pequenas entre filhos de mulheres que frequentam a escola por menos de um ano é cerca de três vezes maior do que em famílias nas quais a mãe estudou por mais de oito anos.

DIMENSTEIN, Gilberto. “O cidadão de papel”. São Paulo: Ática, 2002.

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe a conjunção subordinativa que compõe esta passagem do texto:

“Quanto mais o tempo passa, mais a dor aumenta.”,

 

Questão 2 – A conjunção subordinativa, identificada na questão anterior, exprime:

a) tempo

b) consequência

c) proporcionalidade

d) concessão

 

Questão 3 – No período “Já pensou se tivesse de trabalhar nesse lugar?”, a conjunção subordinativa “se” aponta para um fato:

a) certo

b) concluído

c) hipotético

d) previsível

 

Questão 4 – No trecho “Um analfabeto ou semianalfabeto comporta-se, na prática, da mesma forma como você se comportaria […]”, a conjunção subordinativa “como” introduz a ideia de:

a) conformidade

b) causa

c) exemplificação

d) comparação

 

Questão 5 – O último período do texto apresenta uma conjunção subordinativa que introduz a ideia assinalada acima. Aponte-a:

R:

 

Questão 6 – No segmento “O nível de instrução da mãe é um elemento vital para que a família perceba a necessidade […]”, conjunção subordinativa grifada é:

a) condicional

b) final

c) integrante

d) causal

 

Questão 7 – A lacuna indicada no texto deve ser preenchida a conjunção subordinativa:

a) à medida que

b) à medida em que

c) na medida que

d) na medida em que

 

Questão 8 – Na frase “Estudou tão pouco que mal sabia ler…”, a conjunção subordinativa “que” estabelece uma relação de:

a) causa

b) condição

c) consequência

d) tempo

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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