Atividade de português: Conjunções – 2º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada aos alunos do segundo ano do ensino médio, visa ao estudo das conjunções. Vamos entender os papéis desempenhados por elas na construção do texto O mistério da casa rosada? A atividade compõe-se de variadas questões!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Conjunções

O mistério da casa rosada

    Ela era uma senhora muito bem arrumada, fina e discreta. Poucas pessoas haviam entrado em sua casa rosada, ensolarada e enorme como os casarões imponentes de uma época distante. Pouco se sabia da vida daquela mulher também, um ar de mistério encobria a história de uma pessoa tão distinta.

    Um dia, porém, uma cena impensada, quase irreal, aconteceu. A cidade acordou com o grito desesperado da mulher no meio da rua, ela muito descabelada, ainda em trajes de dormir, gritava por socorro e tropeçava nas palavras. Ninguém entendia o que ela pronunciava, __________ o choro e o nervosismo se misturavam na sua fala. A multidão foi se aproximando, todos queriam tomar parte daquela situação tão inesperada. Até que a senhora gritou um nome com toda a força: “RODRIGO!!!”.

Disponível em: <http://www.brinquedoteca.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a frase em que uma conjunção foi empregada para a apresentação das características da senhora:

a) “Ela era uma senhora muito bem arrumada, fina e discreta.”

b) “Poucas pessoas haviam entrado em sua casa rosada, ensolarada e enorme […]”

c) “Pouco se sabia da vida daquela mulher também […]”

d) “[…] um ar de mistério encobria a história de uma pessoa tão distinta.”

 

Questão 2 – A conjunção, identificada na questão anterior, une:

a) dois períodos do texto.

b) palavras de uma mesma oração.

c) duas orações do texto.

d) nenhuma das opções anteriores.

 

Questão 3 – Levando-se em consideração a resposta acima, pode-se concluir que a conjunção é:

(     ) coordenativa

(     ) subordinativa

 

Questão 4 – Na passagem “[…] enorme como os casarões imponentes de uma época distante.”, a conjunção subordinativa “como” introduz:

a) uma causa

b) uma conformidade

c) uma exemplificação

d) uma comparação

 

Questão 5 – Em “Pouco se sabia da vida daquela mulher também […]”, “também” é:

(     ) uma conjunção coordenativa aditiva.

(     ) uma palavra denotativa de inclusão.

 

Questão 6 – No período “Um dia, porém, uma cena impensada, quase irreal, aconteceu.”, a conjunção em destaque é:

a) coordenativa alternativa

b) coordenativa adversativa

c) coordenativa explicativa

d) coordenativa aditiva

 

Questão 7 – A lacuna, indicada no texto, deve ser preenchida com a conjunção:

a) mas

b) por isso

c) pois

d) nem

 

Questão 8 – No período “A multidão foi se aproximando, todos queriam tomar parte daquela situação tão inesperada.”, a vírgula poderia ser substituída pela conjunção:

a) porque

b) por que

c) por quê

d) porquê

 

Questão 9 – No trecho que finaliza a narrativa, a conjunção subordinativa “Até que” inicia uma oração que exprime:

a) condição

b) finalidade

c) causa

d) tempo

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: