Atividade de português: Conjunções – 1º ano do ensino médio.

    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano do ensino médio, explora as conjunções. As conjunções são um dos elementos que atuam na coesão textual! Vamos analisar as variadas relações de sentido que elas estabelecem? Para tal, responda às questões que se referem ao texto sobre a fenolftaleína! Já ouviu falar dela? Essa substância é utilizada em investigações policiais! Saiba mais sobre ela lendo o texto e não deixe de estudar as conjunções!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Experimento policial (fenolftaleína)

    Algumas manchas são difíceis de identificar. Se uma blusa ou bermuda estiver suja e não houver jeito de saber se é de chocolate ou doce de leite, ninguém perde muito tempo tentando descobrir e vai logo lavar aquela roupa. Certo?

    Mas, se a dúvida for saber se uma mancha é de sangue, a situação fica mais complicada. Ainda mais se isto for importante na investigação de um crime. Com o passar do tempo, o sangue escurece e pode até ficar parecido com uma mancha de chocolate. Para saber do que se trata, só mesmo recorrendo à ciência.

    Existem alguns produtos químicos capazes de identificar se uma mancha é sangue ou não é. Um desses produtos é chamado fenolftaleína, um indicador de pH. Ela reage quando em contato com substâncias de caráter básico – como o sangue, que é ligeiramente básico – e fica com uma cor rosa. Mas se a substância for ácida ou neutra, nada acontece.

    Portanto, a fenolftaleína não reage apenas com sangue, mas com qualquer substância de pH básico, como sabão em pó, por exemplo. Para aumentar a precisão, o teste de identificação de sangue – conhecido como teste de Kastle-Meyer – também tem água oxigenada em sua composição. […]

Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – O vocábulo destacado desempenha a função de conjunção no trecho:

a) “Algumas manchas são difíceis de

b) “[…] a situação fica mais

c) “Ela reage quando em contato com substâncias de caráter básico […]”

d) “[…] qualquer substância de pH básico, como sabão em pó, por exemplo.”

 

Questão 2 – No trecho apontado anteriormente, a conjunção exprime a ideia de:

a) adição

b) tempo

c) condição

d) comparação

 

Questão 3 – Aponte a passagem em que o termo “se” não funciona como conjunção:

a) “Mas, se a dúvida for saber se uma mancha é de sangue […]”

b) “Ainda mais se isto for importante na investigação de um crime.”

c) “Para saber do que se trata, só mesmo recorrendo à ciência.”

d) “Existem alguns produtos químicos capazes de identificar se uma mancha é sangue ou não é.”

 

Questão 4 – No segundo período do texto, a conjunção “ou” indica:

a) fatos que se opõem.

b) fatos que se somam.

c) fatos que se alternam.

d) fatos que se justificam.

 

Questão 5 – Na parte “Com o passar do tempo, o sangue escurece e pode até ficar parecido com […]”, a conjunção “e” liga orações independentes entre si. Nesse caso, a conjunção é:

a) absoluta

b) principal

c) subordinativa

d) coordenativa

 

Questão 6 – Em “Mas se a substância for ácida ou neutra, nada acontece.”, a conjunção “mas”:

a) expressa uma ressalva.

b) expressa um contraste.

c) expressa uma compensação.

d) expressa um acrescentamento.

 

Questão 7 – No segmento “Portanto, a fenolftaleína não reage apenas com sangue […]”, a conjunção sublinhada introduz:

a) uma finalidade

b) uma conclusão

c) uma explicação

d) uma concessão

 

Questão 8 – No fragmento “[…] conhecido como teste de Kastle-Meyer […]”, o termo “como” é:

a) um verbo

b) um advérbio

c) uma conjunção

d) uma preposição

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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