Atividade de português: Análise sintática dos verbos – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, orienta a análise sintática dos verbos. Verbo de ligação, intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo? Ficou na dúvida? Vamos diferenciá-los e entender o papel que desempenham no texto Cor de camaleão? Então, responda às variadas questões propostas a seguir!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Análise sintática dos verbos

Verbos: de ligação, intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto e bitransitivo 

Leia:

Cor de camaleão

            Era uma vez um camaleão que não mudava de cor.

            O camaleão tentou comer tudo o que pudesse imaginar: moscas azuis, grilos verdinhos, e até besouros reluzentes. E acabou ficando doente, pegou febre amarela. Mas o amarelo se foi com a febre, e o camaleão não mudou de cor.

            Ele decidiu então viajar de avião para bem longe, até o país das rosas e das violetas. Depois pegou um navio para ver se o balanço ou a brisa do mar o faziam mudar.

            Foi pedir conselho aos especialistas das grandes cidades. Falou com médicos, costureiros, tintureiros. Voltou sem respostas, triste e solitário.

            E como todo dia, foi à horta comer cenouras. Mas, nesse dia, do outro lado do canteiro, pela primeira vez ele encontrou um outro camaleão.

            Pouco a pouco, foram mudando de cor juntinhos, e desapareceram no país dos camaleões.

DAHER, Andréia. “Cor de camaleão”. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – A expressão “Era uma vez” é muito comum na introdução das histórias. Nesse contexto comunicativo, o verbo “Era” tem o sentido completo. Por isso, ele é:

a) de ligação.

b) intransitivo.

c) transitivo direto.

d) transitivo indireto.

 

Questão 2 – Na passagem “E acabou ficando doente […]”, o verbo de ligação destacado indica:

a) um modo de ser do camaleão.

b) uma característica do camaleão.

c) um estado do camaleão.

d) uma ação do camaleão.

 

Questão 3 – O verbo “ficando” liga ao sujeito a palavra “doente”. Ela é chamada de:

a) adjunto adverbial.

b) adjunto adnominal.

c) predicativo do sujeito.

d) predicativo do objeto.

 

Questão 4 – Na oração “[…] pegou febre amarela.”, o verbo “pegou” é:

a) de ligação porque indica um estado do sujeito.

b) transitivo direto porque precisa de complemento sem preposição.

c) transitivo indireto porque precisa de complemento com preposição.

d) é intransitivo porque tem sentido completo.

 

Questão 5 – No período “Foi pedir conselho aos especialistas das grandes cidades.”, o verbo “pedir” exige dois complementos: um sem preposição (objeto direto), outro com preposição (objeto indireto). Identifique:

a) o objeto direto do verbo “pedir”:

 

b) o objeto indireto do verbo “pedir”:

 

Questão 6 – Numere as frases abaixo de acordo com a orientação, atendendo à predicação dos verbos sublinhados:

(1) Verbo intransitivo

(2) Verbo transitivo direto

(3) Verbo transitivo indireto

(4) Verbo transitivo direto e indireto (bitransitivo)

(5) Verbo de ligação

 

(     ) “Depois pegou um navio para ver se o balanço ou a brisa do mar […]”

(     ) “Falou com médicos, costureiros, tintureiros.”

(     ) “[…] pela primeira vez ele encontrou um outro camaleão.”

(     ) “Voltou sem respostas, triste e solitário.”

(     ) “E como todo dia, foi à horta comer cenouras.”

(     ) “Pouco a pouco, foram mudando de cor juntinhos […]”

(     ) “[…] e desapareceram no país dos camaleões.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: