Atividade de português: Advérbios e locuções adverbiais – 9º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, explora os advérbios e as locuções adverbiais. Que tal identificá-los e entender o papel que desempenham? Então, responda às variadas questões propostas com base no texto Antônio, escrito por Bartolomeu Campos de Queirós!

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Antônio

    A coqueluche passou. Antônio já não tossia nem passeava pelas manhãs, no curral. Continuava, sim, protegido por camisas e flanelas estampadas de azul, com ingênuos raminhos de flores e caras de palhaços.

    Mas de repente, ele apareceu com febre muito alta, sempre medida pelas costas das mãos colocadas sobre sua testa. Ajudada pelas vizinhas, a mãe mergulhava o menino, seguidamente, em bacia com água bem esperta, embrulhando-o em grossos cobertores, para baixar a febre. Ninguém sabia a causa, então suspeitava de tudo. A tristeza passou a rondar a casa e se mostrava até no olhar dos irmãos. O pai ficava por ali, no quintal, para alguma emergência, sem trabalhar no campo.

    Depois de uns três dias, o menino já muito prostrado, tudo clareou. Antônio magro, pernas e braços finos, como por encanto virou um galho de jabuticabeira, só que coberto de catapora das pequenas, por todo o corpo. Os outros, sem poder chegar perto, espiavam de longe o irmão impaciente com tanta coceira.

    Foi nessa ocasião que a madrinha falou pela primeira vez: “Se tivessem dado um chá de sabugueiro, essa doença teria rompido mais depressa”.

    Mas Antônio venceu. Dias depois, já estava outra vez manso como árvore depois dos frutos: clara e pronta para nova floração.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. Belo Horizonte: Miguilim, 1998. p.17-18.

 

Questões

Questão 1 –  Identifique, por meio de um traço, o advérbio presente nesta passagem do texto:

“Ajudada pelas vizinhas, a mãe mergulhava o menino, seguidamente, em bacia […]”

 

Questão 2 – O advérbio, identificado acima, modifica o sentido de um verbo que indica:

a) uma ação da mãe de Antônio.

b) um estado da mãe de Antônio.

c) um modo de ser da mãe de Antônio.

d) uma característica da mãe de Antônio.

 

Questão 3 – Na frase “Mas de repente, ele apareceu com febre muito alta […]”, a locução adverbial destacada só não poderia ser substituída por:

a) de improviso

b) de supetão

c) de súbito

d) de soslaio

 

Questão 4 – No segmento “[…] com água bem esperta […]”, o advérbio “bem”:

a) define o sentido do adjetivo “esperta”.

b) intensifica o sentido do adjetivo “esperta”.

c) complementa o sentido do adjetivo “esperta”.

d) explica o sentido do adjetivo “esperta”.

 

Questão 5 – O trecho “Os outros, sem poder chegar perto, espiavam de longe o irmão impaciente com tanta coceira.” contém um advérbio e uma locução adverbial que indicam lugar. Aponte-os:

a) Advérbio de lugar: 

b) Locução adverbial de lugar: 

 

Questão 6 – Na fala da madrinha de Antônio, “Se tivessem dado um chá de sabugueiro, essa doença teria rompido mais depressa.”, o advérbio “depressa” exprime:

a) o meio com que a doença teria se rompido.

b) o tempo com que a doença teria se rompido.

c) o modo com que a doença teria se rompido.

d) a intensidade com que a doença teria se rompido.

 

Questão 7 – Relacione:

(1) Advérbio de lugar

(2) Advérbio de tempo

(3) Advérbio de negação

(4) Advérbio de afirmação

(5) Advérbio de intensidade

 

(     ) “Antônio já não tossia nem passeava pelas manhãs […]”

(     ) “Continuava, sim, protegido por camisas e flanelas estampadas de azul […]”

(     ) “[…] sempre medida pelas costas das mãos colocadas sobre sua testa.”

(     ) “O pai ficava por ali, no quintal, para alguma emergência […]”

(     ) “Depois de uns três dias, o menino já muito prostrado […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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