Atividade de português: Advérbios de intensidade – 8º ano

    Atividade de português, voltada aos alunos do oitavo ano, explora os advérbios de intensidade. Vamos estudar os termos que intensificam o sentido de um adjetivo, de um advérbio ou de um verbo? Então, responda às questões propostas com base na resenha do livro Atrás da Porta, escrito por Ruth Rocha!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Atrás da Porta

    Pedrinho morava numa casa grudada na Escola Dona Carlotinha de Araújo Cintra. Dona Carlotinha tinha sido sua avó. E que avó! Fazia de tudo para ele e, de tudo o que ela fazia, o que o Pedrinho mais gostava era das suas histórias. Os livros da escola eram muito chatos, mas as aventuras que a avó contava eram incríveis. 

    Por isso, o Pedrinho adorava brincar no quarto que tinha pertencido à Dona Carlotinha. E certa vez, meio sem querer, descobriu uma porta secreta na parede, que dava para uma sala… cheia de livros! Os livros das histórias que a sua avó contava! […]

    Uma das invenções mais ternas e sutis da Ruth Rocha, mas que também dá um pouco de medo, “Atrás da porta” surpreende e maravilha __________________ o leitor. Além de fazer pontes divertidas com personagens reais da vida literária brasileira.

Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] o Pedrinho mais gostava era das suas histórias.”, o advérbio de intensidade “mais” intensifica o sentido de um verbo que indica:

(     ) um fato hipotético na vida do Pedrinho.

(     ) um fato esporádico na vida do Pedrinho.

(     ) um fato constante na vida do Pedrinho.

 

Questão 2 – O “que” é um advérbio de intensidade na frase:

(     ) “E que avó!”

(     ) “[…] o Pedrinho adorava brincar no quarto que tinha pertencido à Dona Carlotinha.”

(     ) “Os livros das histórias que a sua avó contava!”

 

Questão 3 – Sublinhe o advérbio de intensidade que compõe esta parte do texto:

“Os livros da escola eram muito chatos […]”

 

Questão 4 – Atentando-se para o objetivo de quem escreveu a resenha acima, pode-se deduzir que o espaço sinalizado deve ser preenchido com o advérbio de intensidade:

(     ) “levemente”

(     ) “profundamente”

(     ) “aparentemente”

 

Questão 5 – “Mais” ou “mas”? Assinale a frase em que um deles é um advérbio de intensidade:

(     ) “Uma das invenções mais ternas e sutis da Ruth Rocha […]”

(     ) “[…] mas que também dá um pouco de medo […]”

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: