Atividade de português: Adjunto adverbial – 1º ano do ensino médio

    Atividade de português, voltada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, explora o adjunto adverbial. Vamos analisar as expressões que modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios, indicando variadas circunstâncias? Para tal, responda às questões com base no texto ‘Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado no Disney Júnior.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

‘Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado no Disney Júnior

Animação começará a ser exibida no aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua

    O canal Disney Junior estreia neste sábado, 20, a nova produção original do Disney Junior Latin America Nivis, amigos de outro mundo, a partir das 18h. A série conta a história da família Nivis, do planeta Nivilux, cujo destino se cruza com o de uma família humana – os Amigos – quando chegam por acaso na Terra. 

    A data da estreia da animação foi escolhida por dois motivos. Em 20 de julho, são comemorados o Dia do Amigo e os 50 anos da chegada do homem à Lua. Na série, os valores de amizade e descobertas também são temas centrais.

    O Dia do Amigo surgiu em 20 de julho de 1969 pelo pensador argentino Enrique Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua como símbolo da fraternidade entre pessoas de todas as nacionalidades, raças e credos. Naquele dia, quando a tripulação da Apollo 11 pousou, Febbraro escreveu milhares de cartas para pessoas de todo o mundo e recebeu milhares de respostas.

    Em Nivis, amigos de outro mundo, a amizade ocupa um lugar central. A família humana – composta por um escritor e desenhista chamado Felipe (Vinicius Campos), sua filha Isabella (Lourdes Errante) e seu pai Amadeo (Gustavo Masó) – conhece a família Nivis e rapidamente cria um vínculo afetivo com eles, que os levará a viver momentos inesquecíveis. 

    Assim, a história mostra que a amizade pode surgir nas situações mais inesperadas, que tudo é mais divertido quando compartilhado com amigos e que somos capazes de formar laços profundos com seres completamente diferentes de nós.

Disponível em: <https://emais.estadao.com.br>. 19 de julho de 2019.

 

Questões

Questão 1 – Releia com atenção o fragmento abaixo. Em seguida, sublinhe os adjuntos adverbiais que indicam circunstâncias de tempo:

“O canal Disney Junior estreia neste sábado, 20, a nova produção original do Disney Junior Latin America Nivis, amigos de outro mundo, a partir das 18h.”

 

 Questão 2 – No segmento “Na série, os valores de amizade e descobertas também são temas centrais.”, o adjunto adverbial destacado refere-se a que série?

R:

 

Questão 3 – Em “[…] conhece a família Nivis e rapidamente cria um vínculo afetivo com eles, que os levará a viver momentos inesquecíveis.”, o adjunto adverbial grifado modifica o sentido:

(     ) do verbo “conhece”.

(     ) do verbo “cria”.

(     ) do verbo “levará”.

 

Questão 4 – O adjunto adverbial “rapidamente” exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – A expressão evidenciada funciona como adjunto adverbial de lugar na frase:

(     ) “‘Nivis, amigos de outro mundo’ estreia neste sábado no Disney Júnior”.

(     ) “[…] a nova produção original do Disney Junior Latin America […]”

(     ) “A série conta a história da família Nivis, do planeta Nivilux, […]”

 

Questão 6 – No trecho “Assim, a história mostra que a amizade pode surgir nas situações mais inesperadas […]”, o adjunto adverbial “mais” intensifica o sentido de:

(     ) um verbo.

(     ) um adjetivo.

(     ) um advérbio.

 

Questão 7 – Na passagem “[…] que tudo é mais divertido […]”, o adjunto adverbial grifado modifica o sentido de um adjetivo, que desempenha a função sintática de:

(     ) aposto.

(     ) adjunto adnominal.

(     ) predicativo do sujeito.

 

Questão 8 – Na parte “[…] somos capazes de formar laços profundos com seres completamente diferentes de nós.”, o adjunto adverbial sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “totalmente”.

(     ) “imensamente”.

(     ) “profundamente”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: