Atividade de português: Adjetivos – 8º ano

    Atividade de português orienta os alunos do oitavo para o estudo dos adjetivos. As variadas questões propostas baseiam-se no texto Histórias do Marajó. Conhece esse lugar?

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

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Leia:

Histórias do Marajó

Museu na ilha paraense conta como um padre italiano ajudou a fazer melhorias nas comunidades locais

    Todo mundo tem certa curiosidade de conhecer o Marajó ou, pelo menos, de saber mais sobre essa imensa ilha localizada na costa do Pará, famosa pela criação de búfalos e sua cultura ancestral. Os povos antigos que ali habitaram nos deixaram a cerâmica mais bela que se conhece no Brasil e muito admirada em todo o mundo. Mas hoje vou escrever sobre outro tesouro marajoara: o Museu do Marajó, já ouviu falar?

    Foi um padre italiano, Giovanni Gallo, quem teve a iniciativa de montá-lo. Quando foi inaugurado, em 1987, na cidade de Cachoeira do Arari, o museu trouxe muita esperança de que se tornaria um polo de atração para os turistas. As palavras do padre Gallo já diziam: “A nossa preocupação não é recolher objetos, mas sim cultura”. É isso mesmo que pode ser visto nas centenas de peças interativas, que nos ajudam a pensar o modo de vida do caboclo marajoara e suas múltiplas adaptações a esse ambiente.

    As exposições contam histórias surpreendentes e inusitadas daquelas comunidades, algumas protagonizadas pelo próprio padre. […]

Salvatore Siciliano. Disponível em: <http://chc.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto lido atende ao propósito de divulgar:

a) o Marajó, ilha localizada na costa do Pará.

b) o trabalho desenvolvido pelo padre italiano, Giovanni Gallo.

c) o Museu do Marajó.

d) o modo de vida do povo marajoara.

 

Questão 2 – Identifique o adjetivo, utilizado pelo autor, para caracterizar a ilha do Marajó, localizada na costa do Pará:

a) “imensa”.

b) “ancestral”.

c) “bela”.

d) “admirada”.

 

Questão 3 – Em todas as alternativas, registra-se o emprego de um adjetivo pátrio, exceto em:

a) “Museu na ilha paraense conta como um padre […]”

b) “Todo mundo tem certa curiosidade de conhecer o Marajó […]”

c) “Foi um padre italiano, Giovanni Gallo, quem teve a iniciativa de montá-lo.”

d) “[…] que nos ajudam a pensar o modo de vida do caboclo marajoara […]”

 

Questão 4 – Aponte os adjetivos pátrios registrados na questão anterior:

R:

 

Questão 5 – No último período do texto, os adjetivos “surpreendentes” e “inusitadas” têm como referente:

a) “as múltiplas adaptações”.

b) “as exposições”.

c) “as histórias”.

d) “as comunidades”.

 

Questão 6 – No segmento “[…] nos deixaram a cerâmica mais bela que se conhece no Brasil […]”, o autor flexionou o adjetivo “bela” no grau:

a) comparativo de superioridade.

b) superlativo absoluto analítico.

c) superlativo absoluto sintético.

d) superlativo relativo de superioridade analítico.

 

Questão 7 – “Mas hoje vou escrever sobre outro tesouro marajoara […]”. No que se refere à formação, o adjetivo “marajoara” classifica-se como:

a) derivado e simples.

b) primitivo e simples.

c) derivado e composto.

d) primitivo e composto.

 

Questão 8 – Siga o modelo:

povo do Marajó = povo marajoara

 

a) ilha do Pará: 

b) povos da Antiguidade: 

c) padre da Itália: 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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