Atividade de Português: A conjunção MAS – 8º ano

    Atividade de português para alunos de oitavo do ensino fundamental. São dois fragmentos de texto com a conjunção MAS seguidos de algumas perguntas sobre a classe gramatical e os sentidos possíveis dessa palavra nas situações em que ocorrem. Quem sabe vale fazer como um trabalho avaliativo? Boa aula, mestre!   🙂    🙂    🙂 

    Baixe esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça download deste exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

 

Leia os dois trechos de texto abaixo e responda às questões propostas:

TEXTO 1

Como seres humanos imperfeitos, que tendem a perceber com mais facilidade os defeitos dos outros do que as nossas próprias deficiências, é normal que acabemos muitas vezes presos à inércia de uma sórdida e maledicente zona de conforto, que acaba comprometendo não apenas o nosso nível de produtividade, mas também a qualidade do nosso trabalho.

(Trecho de https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/como-alavancar-o-seu-nivel-de-produtividade/)

TEXTO 2

Todos temos tarefas prioritárias e obrigações secundárias. Evidentemente, enumerar as suas prioridades é uma necessidade, que irá ajudá-lo a concentrar-se nas tarefas que devem ser concluídas antes. Indubitavelmente, todas as nossas obrigações devem ser executadas, mas evite pular etapas que poderão ser enorme fonte de consternação posteriormente. 

(Trecho de https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/como-alavancar-o-seu-nivel-de-produtividade/)

 

Questões

1) As palavras destacadas em ambos os textos, de acordo com as classes gramaticais, como são classificadas?

R:

 

2) Nas duas situações, essas palavras são utilizadas com o mesmo sentido? Explique.

R:

 

3) No texto 1, após a palavra mas, qual expressão verbal que não está escrita, porém pode ser subentendida?

R:

 

4) Quantas orações existem após a palavra mas no texto 2?

R:

 

5) Para que serve a utilização da palavra mas na construção de um texto?

R:

 

 

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.

André Martins: André Tarragô Martins é professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, escola de ensino médio e fundamental, aulas particulares e elaboração de provas de concursos.
Veja também: