Atividade de matemática: Cubo e paralelepípedo – 6º ano

    Atividade de matemática, desenvolvida para os estudantes do sexto ano do ensino fundamental, que propõe a resolução de exercícios envolvendo metro cúbico, cálculos de volume de cubo e paralelepípedo.

    Esta atividade de matemática está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de matemática em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Questões

1) Agora, determine o volume do sólido abaixo:

2) Calcule o volume, em metro cúbico, da lata de tinta abaixo:

3) Gabriel comprou uma bola de 24 cm de diâmetro para presentear seu irmão. Que volume deve ter a menor caixa de presente, de forma cúbica, para embalar a bola?

R.

 

4) Senhor João é um negociante. Ele recentemente, comprou uma fazenda de 27,5 há por R$ 5 000,00 o hectare. Por quanto ele deve revender a fazenda para ter um lucro de R$ 600,00 em cada hectômetro quadrado?

R.

 

5) O terreno da D. Antonia tem 8,4 hm de frente por 2,4 hm de fundo. Calcule quantos hectares possui esse terreno.

R.

 

6) A sala de aula das gêmeas Julia e Isabela mede 16 m de comprimento por 6m de largura. Calcule quantas dúzias de mosaicos quadrados de 20 cm de lado são necessárias para ladrilhar a sala.

R. 

 

7) Pamela viu que o hidrômetro da casa da sua tia, no mês de abril, marcava 468 m³. No mês de maio, ela verificou novamente o hidrômetro e dessa vez ele marcava 494 m³. Qual foi o consumo de água, em metro cúbico, na casa da tia da Pamela?

R.

 

8) Agora, faça o desenho de um paralelepípedo que possui 6 m de comprimento, 2 m de largura e 3 m de altura, em seguida, determine o volume.

R. 

 

 

Por Rosiane Fernandes
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: