Atividade de geografia – Relevo e vegetação – 3º ou 4º ano

    Atividade de geografia, desenvolvida para estudantes do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com questões sobre relevo e vegetação.

    Esta atividade de geografia está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de geografia em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Relevo e vegetação

 

1.A superfície terrestre apresenta muitos formatos diferentes, como terrenos planos ou mais ondulados, com partes mais altas ou mais baixas. Todas essas formas que reconhecemos na superfície do planeta Terra compõem o que chamamos de:

(A)relevo

(B)manto

(C)montanha

 

2.Os vales:

(A)são formados, principalmente, pelas aberturas que existem entre as rochas. A forma deles pode ser parecida com a das letras “V” ou “U”.

(B) são formados, principalmente, pelas aberturas que existem entre os morros e entre as montanhas. A forma deles pode ser parecida com a das letras “V” ou “U”.

(C) são formados, principalmente, pelas aberturas que existem entre os montes mais conhecidos do país. A forma deles pode ser parecida com a das letras “V” ou “U”.

 

3.São formadas por grandes massas rochosas que se projetam significativamente acima de seus arredores. A maioria delas está agrupada, formando cadeias. Elas são as:

(A)rochas

(B)montanhas

(C)planícies

 

4.Elas podem formar paisagens que apresentam suaves ondulações ou até mesmo algumas colinas, mas a sua principal característica é a presença de terras planas e baixas. Elas são as:

(A)rochas

(B)montanhas

(C)planícies

 

5.Sedimento.

(A)é um material sólido que se desprende das rochas e que é transportado para outras superfícies pelo vento, pelos rios ou pelo movimento das geleiras.

(B) é um material líquido que se desprende das rochas e que é transportado para outras superfícies pelo vento, pelos rios ou pelo movimento das geleiras.

(C) é um material gasoso que se desprende das rochas e que é transportado para outras superfícies pelo vento, pelos rios ou pelo movimento das geleiras.

 

6.Possui vegetação variada, com árvores de diversos tamanhos, algumas sendo até muito grandes.

(A)florestas tropicais

(B)desertos

(C)savana

 

7.O deserto é:

(A)um ambiente que possui vegetações raras.

(B)um ambiente que possui umidade reduzida e pouca vegetação.

(C)um ambiente que possui uma vegetação e uma fauna rara.

 

8.Conjunto de plantas que crescem espontaneamente em determinadas local é chamado de:

(A)vegetação natural.

(B)vegetação nativa.

(C)vegetação tropical.

 

9.Vegetação cuja principal característica é a presença de vegetação rasteira, ou seja, de espécie de grama ou de capim que se desenvolve espontaneamente, sem depender de muita chuva, podendo também apresentar arbustos e árvores pequenas.

(A)planície

(B)campo

(C)serrado

 

10.Paredões rochosos bastante inclinados que são esculpidos pela ação do mar e podem ser vistos no litoral de quase todo mundo.

(A)falésias

(B)praias litorâneas

(C)restingas

 

Por Rosiane Fernandes Silva
 Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Rosiane Fernandes:
Veja também: