Projeto Interdisciplinar de leitura, para estudantes do 1º , 2º e 3º ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação do livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” da autora Lucimar Rosa Dias. Com este livro é possível trabalhara valorização étnica, entre outros temas.
Esta projeto de leitura está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este projeto em:
- Word: Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano – Modelo editável
- PDF: Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E PRODUÇÃO
LIVRO: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias – EDITORA ALVORADA
Responsáveis pelo projeto:
Período:
Público Alvo: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
1.Justificativa
Promover o apreço pela leitura além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno. Proporcionar a interdisciplinaridade e promover o reconhecimento e a valorização das etnias e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único.
2.Objetivos Gerais
- Estimular a participação de situações de comunicação oral e escrita habilitando os educando progressivamente a expressar desejos, necessidades e vontades;
- Promover o gosto e o hábito pela leitura;
- Aprimorar a leitura oral do aluno;
- Desenvolver suas habilidades para uma escrita;
- Promover a reflexão sobre os temas propostos no livro;
- Apresentar pontos de vistas sobre os assuntos abordados na temática do livro;
- Proporcionar a interdisciplinaridade;
- Expressar-se livremente;
- Pensar sobre as atitudes que vivenciam na sala de aula e na vida.
- Levar o aluno a perceber a importância de evitar atitudes preconceituosas.
- Incentivar o aluno a valorizar sua autoestima.
- Entender uma sociedade onde a diferença é considerada um valor.
- Questionar os estereótipos de raça de modo lúdico.
- Compreender que cada pessoa tem um jeito diferente de ser.
3. Metodologia
- Leitura prévia do livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
- Explicações através das imagens e formas geométricas presentes no livro sobre: linhas curvas, reta, corpos redondos e não-redondos, figuras geométrica planas, sólidos e medidas de comprimento.
- Elaboração de tabelas de comparação com auxílio do professor.
- Exercícios de compreensão do livro.
- Debates.
- Produção de pequenos textos com temas atuais tendo a professora como escriba.
- Pesquisa sobre animais de estimação dos colegas da sala.
- Músicas e vídeos: Você vai gostar de mim: Xuxa e o Valor das diferenças.
- Apresentação de coreografia referente às musicas citadas acima.
- Elaboração do mural das diferenças com o título do livro.
- Materiais Utilizados:
- Livro paradidático: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
- Uso da sala de informática: aplicativos de elaboração de gráficos e tabelas.
- Questionário que deverá ser respondido pelos alunos no momento da entrevista.
- Lápis, borracha, caderno.
- Computador.
- Projetor.
- Som.
- Pendrive.
- Revistas velhas para recortes.
- Cola, tesoura, papel pardo, e papel crepom.
5.Avaliação:
Será através da participação dos alunos nos debates na sala de aula durante a leitura do livro, resultados das atividades que serão corrigidos com a participação dos alunos, interesse dos alunos em participar das atividades propostas.
6.Fontes:
Livro: Cada um do seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias – EDITORA ALVORADA
7.Anexos – MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1) OBSERVE A IMAGEM:
VAMOS MEDIR O COMPRIMENTO DOS COLEGAS DA SALA, EM SEGUIDA MONTAR UMA TABELA, ASSIM PODEREMOS COMPARAR AS ALTURAS DA TURMA.
MENINOS | MENINAS | ALTOS | BAIXOS |
2) OBSERVE OS ANIMAIS PRESENTES NA IMAGEM. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE QUE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SEUS COLEGAS DE SALA TEM EM CASA, EM SEGUIDA, VAMOS MONTAR UMA TABELA.
ANIMAIS | QUANTIDADES |
CACHORRO | |
GATO | |
PÁSSARO | |
PEIXE | |
TARTARUGA |
3) OBSERVE A IMAGEM:
ASSINALE COM UM (X) AS ALTERNATIVAS QUE APRESENTAM FIGURAS QUE APARECEM NAS JANELAS DA ESCOLA.
4) ASSINALE COM UM (X) NAS FIGURAS ABAIXO QUE SÃO PARECIDAS COM O PRÉDIO DA ESCOLA.
5) QUAIS TIPOS DE LINHAS PODEMOS VISUALIZAR NESTA IMAGEM DO LIVRO? ASSINALE COM UM (X) NAS RESPOSTAS CORRETAS:
7.1 Anexos – LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
1) OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM (X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DO ANIMAL QUE APARECE NA IMAGEM:
GATO
PATO
RATO
MATO
2) MARQUE UM X NO QUADRADINHO EM QUE APARECE O NOME QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM BAIXO.
LUANDA
LUANDRA
LUCIANA
LUZIANA
3) OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM ( X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA “altura “ QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
ALTURA
ALMA
ALGEMA
FIGURA
4) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E MARQUE UM (X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA QUE VOCÊ VÊ.
D
B
C
A
5) OBSERVE A IMAGEM:
MARQUE UM (X) NA ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS DUAS COISAS QUE O PAI DE LUANDA GOSTA DE FAZER:
COZINHAR E LAVAR
VER FUTEBOL E LAVAR ROUPA
COZINHAR E PASSAR ROUPA
VER FUTEBOL E COZINHAR
6) OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM X NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PRIMEIRA E A ÚLTIMA LETRA DO NOME DA MENINA.
L , D
L , A
C , A
A , D
7) OBSERVE A IMAGEM:
CONTE O NÚMERO DE SÍLABAS QUE TEM A PALAVRA INDICADA PELA SETA NA IMAGEM E DEPOIS MARQUE O QUADRADINHO QUE REPRESENTE ESSE NÚMERO.
1
2
3
4
8) OBSERVE A IMAGEM E MARQUE COM UM (X ) NO QUADRADINHO DA FRASE QUE CORRESPONDE A AÇÃO PRATICADA PELA MENINA.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO UM BALDE.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO LIVROS.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO UMA VASSOURA.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO UM SAPATO.
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras