As histórias infantis e a transmissão de valores

    As histórias infantis sempre trazem valores em seu interior, cabe ao educador decidir de que forma e como explorar esta oportunidade. 

 

    Às vezes até mesmo para adultos, que já tem mais vivência de mundo, é difícil ler nas entrelinhas e identificar qual é a melhor atitude para alcançar um resultado, imagine como é complicado para uma criança entender essa relação.

    Para uma criança é mais difícil pensar em certo e errado no que se refere aos valores humanos, pois é uma coisa muito abstrata.

    É nesse contexto que as histórias infantis vêm trazer a visualização destes conceitos, em um ambiente de fantasia, por meio de personagens e suas atitudes em seu dia a dia. Mostrando a criança que todas as atitudes têm uma consequência, por meio de uma história prazerosa e inspiradora.

    Os contos trazem personagens ou personificações com atitudes muito próximas ao cotidiano do aluno, trazendo um referencial palpável, para que a criança consiga assimilar que uma determinada atitude ou um determinado conceito sobre algo, certo ou errado, sempre acarreta uma consequência. Visto que analisar uma situação estando fora dela é muito mais fácil, fica mais simples a criança fazer uma análise dos comportamentos corretos ou não se ela não estiver inserida.

    As histórias trazem o abstrato a compreensão das crianças, aumentando assim sua vivência e experiência, tornando assim melhor suas possibilidades dentro dos relacionamentos sociais.

    O educador pode proporcionar uma sistematização melhor de conceitos abstratos e trabalhar a criticidade do aluno por meio da leitura de histórias para seus alunos.

    As histórias ensinam a criança a crescer e a pensar.

 

acessaber:
Veja também: